segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Enredo sobre Galileu Galilei



Desta vez pensei em algo diferente, este texto foi usado em uma peça de teatro em 2008 na aula de Física, já era hora de joga-lo pela rede, são basicamente 5 personagens e o texto tem um caráter de divulgação científica com o objetivo de atingir todos os públicos.
Em 2009 foi o Ano Internacional da Astronomia, onde se comemorou o 400ª aniversário das primeiras observações astronômicas de Galileu com um telescópio, e mesmo estando nós praticamente em 2011 fiz um pequeno enredo deste intrigante homem da Ciência.






Eppur Si Muove


Beatriz Rocha


(Introdução) Para começar a falar da história da Física e os seus seguidores, talvez é preciso um prévio comentário sobre duas figuras que deram os primeiros passos da Mecânica Clássica, Aristóteles e Copérnico 340 anos A.C. Aristóteles dizia que a Terra era o centro do cosmo e imóvel, este cosmo era dividido em duas partes, no centro de tudo estava a Terra e em seguida a primeira órbita- a órbita da Lua, que divida o cosmo em duas partes. Acima da lua vinha Mercúrio, Vênus, o Sol, Marte, Júpiter, Saturno e finalmente a órbita das estrelas. Segundo Aristóteles, a Lua, os planetas e as estrelas teriam sido feitas de uma substância misteriosa, chamada Éter ou Quintêssencia. Da Lua para baixo as coisas seriam compostas dos quatro elementos: água, terra, fogo e ar, e aqui sim poderiam haver três transformações quando os elementos estivessem fora de seus lugares naturais. Era assim que Aristóteles explicava a gravidade, segundo ele, uma pedra cai do céu para a terra porque o seu lugar é no chão; Aristóteles também concluiu que quanto mais pesado um objeto fosse, mais rápido ele cairia no solo. Essa primeira explicação incorreta de Aristóteles sobre gravidade sobreviveu por 1.800 anos, e só foi questionada na Renascença na Europa. As teorias de Aristóteles foram aceitas por tanto tempo, não só porque eram avançadas para a época mas também porque com o passar do tempo a Igreja construiu um poder sem precedente na história.


Durante a segunda metade do século XI a Europa era palco de um grande conflito religioso entre protestantes e a igreja católica que se sentia ameaçada, nisto o Vaticano não via com bons olhos idéias contestadoras. Ao mesmo tempo, alguns pensadores começaram a questionar o modelo aristotélico, onde a Terra era o centro do Universo. O primeiro destes pensadores foi Nicolau Copérnico, nascido na Polônia. 100 anos antes da invenção do telescópio, Copérnico teve a coragem de afirmar que não o Sol que girava em torno da Terra, mas o contrário, que a Terra girava em torno do Sol.


Aqueles que teimavam em contestar a igreja católica acabavam na fogueira. Na praça chamada Campo de Fiora, morreu Giordano Bruno que defendia a idéia de Copérnico.


Mais cauteloso, mas não menos questionador foi Galileu Galilei . Quem já não ouviu falar de Galileu Galilei? O grande sábio, gênio turbulento, matemático, físico, astrônomo, observador e pensador, lutador derrotado e vitorioso, promovendo a Ciência e sucumbido à erros, admirado e louvado, criticado e acusado, elevado aos fastígios da glória e humilhado como réu e criminoso. Como sua vida está cheia de estranhos e contrastes contradições. Seus admiradores o exaltam, seus adversário o condenam. Boa e má fé se mistura. O que devemos pensar deste homem enigmático?


(Cena 1) Galileu Galilei nasceu no ano de 1564 em Pisa, na Itália. Muitos o consideram como o fundador da Física moderna, por ter ensinado a procurar as leis da natureza não por argumentos abstratos, mas pela observação dos fenômenos e pelo uso da experiência.

Aos 19 anos, na cátedra de Pisa, ele observava os balanços de um lampadário pendurado na abóbada e notou a duração igual das oscilações. Por repetidas experiências descobriu as leis do pêndulo.


(Galileu)- Utilizei meu próprio pulso como medida de tempo,verifiquei que a freqüência das idas e voltas eram constantes. Mas... E se for um engano? É melhor verificar!


Confirmou as suas conclusões mais tarde. Construindo o seu próprio pêndulo.


O percurso das balas de canhão também foi estudado por Galileu.


(Galileu)- A curva descrita pelas balas de canhão é um arco de parábola, e os corpos caem em movimento uniformemente acelerado.

Torre de Pisa, foi lá que “Ver para Crer” se tornou mais importante do que “Crer para Ver”. Galileu subiu na torre para fazer uma experiência em público. Com dois corpos esféricos de massas e volumes diferentes. Um dos corpos era uma bola de canhão e outra de mosquete.


(Simplício 1)- Mas o que está acontecendo?


(Simplício 2)-
O que ele quer fazer agora?


(Simplício 3)- Qual é o problema Galileu? Aconteceu algo?


(Galileu)- Eu apenas gostaria de convocar todos os acadêmicos para observar a minha experiência sobre a aceleração de queda dos corpos e provar finalmente que Aristóteles está errado.


(Simplício 2)- Desça já daí! Você não sabe o que está falando seu herege!



Com argumentos práticos Galileu destruiu os conceitos do velho filósofo grego. Nestas experiências, Galileu estabeleceu os princípios fundamentais da mecânica. 


1. O período de um pêndulo não depende de sua massa, mas sim do comprimento do braço do pêndulo.


2. Se desconsiderarmos o atrito, o movimento do pêndulo será constante e ele nunca irá parar.


3. Independente da massa e o volume de um corpo, ele sempre cairá com uma aceleração consante.






(Cena 2) Galileu também foi inventor. O termômetro e a luneta refratora foram suas criações.


Já fazia um tempo que Galileu estava intrigado com uma invenção de grande potencial militar, o telescópio. Galileu havia tido uma idéia tão simples quanto genial: Apontar pela primeira vez na história, um telescópio para o céu.


O que ele viu foi um cosmo muito diferente daquele de Aristóteles. A lua e suas crateras, o planeta Júpiter e suas luas e os anéis de Saturno por exemplo. Um cosmo que tinha muito mais a ver com o modelo de Copérnico, com o Sol no centro e a Terra girando em sua volta, do que o cosmo antiquado de Aristóteles. Foi em uma destas observações que Galileu pôs se a descobrir as fases de Vênus.






(Galileu)- Eureca! A aparência de Vênus mudou como o seu diâmetro! Então... Quanto mais estreito é o bordo iluminado de Vênus maior é o seu diâmetro aparente! Quanto mais próximo de um disco menor parece. Preciso fazer estas anotações...





Galileu sabia que havia feito uma descoberta extraordinária! Que resolveu mostrá-la apenas para Kepler. “Haec immatura, a me, iam frustra, leguntur y.o” Escreveu Galileu. A frase não parecia fazer sentido nem traduzida. “Essas coisas imaturas são lidas por mim. y.o” Mas o que exatamente Galileu queria dizer? 


É que a frase é um anagrama, para assegurar prioridade sobre as suas descobertas mas evitar torná-las públicas. Rearranjando as letras e adicionando um “y” e um “o”, que não tinha conseguido incluir na frase e que por isso acrescentou no fim, Galileu poderia revelar a sua descoberta: “Cynthiae figuras aemulator Mater Amorum” isto é, “A mãe do amor (Vênus) imita as fases de Cynthiae( a Lua). Ou seja, fases como na Lua , em Vênus!






Mas, pergunta-se por que razão se deu Galileu a todo este trabalho? Porque ele tinha medo de anunciar a sua descoberta?


O problema era que Galileu estava perante a inquisição, e devido suas persistências nas descobertas acabou tendo sérios problemas com a Igreja. Foi condenado em 1633 pela inquisição e teve que passar o resto da vida em prisão domiciliar, sem descobrir e inventar mais nada






(Simplício 1)- Galileu Galilei, nascido em 15 de fevereiro de 1564, do pai Vicenzo Galilei, professor de música e a mãe desconhecida .





(Simplício 2)- Acusado de Heresia pelo Santo Ofício, e contradição dos costumes estudados pela Bíblia.






(Simplício 3)- Condenado a ser purificado na fogueira se insistir nas idéias. Caso se contrariar tudo o que foi dito e escrito por você, a sua pena será reduzida para prisão domiciliar.






(Simplício 1)- Você têm as suas últimas palavras e sua última escolha.











(Cena 3) (Galileu)- Se eu admitir todas as minhas idéias, eu vou morrer e ninguém nunca poderá conhecer as descobertas! (pausa) Eu só tenho uma opção...






(Simplício 2)- E então Galilei? Não temos o dia todo!






(Galileu)- Admito em público, que todos os fundamentos da mecânica estão incorretos, admito também que o modelo do cosmo proposto por Aristóteles é a verdade absoluta, e que a Terra é o centro do Universo e ele permanece imóvel desde então. Eppur si muove.







Galileu teve de se contradizer, mas depois de se confessar, as suas últimas palavras foram Eppur si Muove, que significa “No entanto, ainda se move” querendo admitir para si mesmo ainda a verdade.






(Simplício 3)- Perfeito! Agora vá para sua casa pagar pelo seus pecados!





Galileu preso em sua casa, escreveu alguns livros e em algumas oportunidades levou-os até o seu amigo da editora de Florença, onde pediu suplício para publicá-los depois de sua morte.






(Editor)-Galileu? O que fazes aqui? Não deveria estar em sua casa?






(Galileu) -
Sim mas eu penso que se eu não fizer isto... Minha morte será em vão. Publique todos estes livros para mim depois de minha morte!






(Editor)-
Mas que diabos de livros são estes?






(Galileu)- Este é o Mensageiro das estrelas, essa é a História e demonstração sobre as manchas solares, este é o Discurso e demonstrações matemáticas acerca de duas novas Ciências, , e o último, o mais cauteloso mas indispensável é este: O
 Ensaiador. Não seja apenas meu amigo, seja amigo de uma revolução científica. Adeus.





E ficou nas mãos deste Editor todo o trabalho de Galieu, que no final foi publicado como pedido. Galileu morreu em 8 de janeiro de 1642, foi um grande pensador e filósofo, uma de suas frases mais famosas é


“Eu não me sinto bem em acreditar que o mesmo Deus que nos deu a razão e a inteligência, esqueceu do uso destes dons”






Portanto, não pode-se dizer que ele foi religioso, pois também foi 85 anos depois de sua morte que Galileu foi enterrado como cristão, na igreja Santa Corte junto com Maquiavel, Dante e outros grandes nomes italianos.


No final, sua obra se espalhou pela Europa, acelerando a revolução científica que deixou Aristóteles para trás. A Igreja Católica só retratou-se em 1992 quando o papa João Paulo II lamentou o tratamento dispensado ao grande astrônomo italiano.






Galileu não foi o inventor do telescópio, mas foi o primeiro a ter a idéia de apontar um para o céu, e o que ele viu mudou para sempre a nossa concepção acerca do Universo.






      FIM





A banda Haggard lançou em 2004 um CD em homenagem ao Galileu Galilei chamado Eppur si muove, onde com músicas eruditas, folk e death metal tratam de descrever a jornada do observador, partindo das teorias até o momento da inquisição de Galilei


Haggard

O Observador

"Não me sinto obrigado a acreditar
que o mesmo Deus que nos dotou com
razão e intelecto,
pretenda que não os utilizemos."


Todas as estrelas
Guiarão-nos em nosso caminho
O Sextante como o líder
Tem duração para todos os dias


Olhe para os extraordinários céus
Em longas e profundas descobertas
Com uma mente forte e clara ele está encriptando
Mais segredos da astronomia


Em noites inacabáveis
Ele observa os céus completamente
Suas publicações mudarão o mundo

Galileu Galilei

Somente no que meus olhos irão ver, eu acreditarei!
Dia e noite - separados pela luz

Em Pisa ele foi chamado
Para ensinar a teoria
De que as estrelas e os planetas
Giram em torno da terra
Mas ele acreditava
Em uma verdade diferente
A do heliocentrismo
Proposta por Copérnico
Uma nova era começou

Olhe para os extraordinários céus
Em longas e profundas descobertas
Com uma mente forte e clara ele está encriptando
Mais segredos da atrosnomia

O sol roubado
Faz o medo deles crescer
O homem sacrificará
A lua é a razão porque

Em noites inacabáveis
Ele observa os céus completamente
Suas publicações mudarão o mundo

E todos os servos da cruz - eles irão negar
Irão contradizer a luz das estrelas

Em Pisa ele foi chamado
Para ensinar a teoria
De que as estrelas e os planetas
Giram em torno da terra
Mas ele acreditava
Em uma verdade diferente
A do heliocentrismo
Proposta por Copérnico
Uma nova era começou

4 comentários:

  1. Muito bom o roteiro.
    Pensei primeiro que fosse um pouco aquém para o teatro aqui no Brasil, que não tem enfoque nesse tipo de peça de tanta informação histórica e cíentífica. Mas o Ibirapuera lotou com Metropolis do Fritz Lang, então acho que realmente tem público pra essa temática também.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. O modo como o texto é construído realmente o faz ser bem agradável.

    Quando me deparo com escritos e trabalhos artísticos, como este, em prol do saber entendo a função da arte.

    Agradeço pelo texto

    ResponderExcluir
  3. Esse foi um dos trabalhos que você realmente estava inspirada para fazer, ficou demais!
    Nunca desanime e sempre faça trabalhos como este, que tragam orgulho para a Ciência!

    Bjus amor!
    PS:Eu lembro que vários trabalhos que você fazia no 1º ano eram dessa qualidade.

    ResponderExcluir
  4. Bia quando você vai postar novamente?

    ResponderExcluir