quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Um breve discurso sobre o voto consciente

                  O Brasil é ainda muito jovem em questões políticas, porque foi só em 1985 que o voto se tornou universal. Isto faz com que as pessoas ainda estejam se habituando a votar conscientemente, e deve-se ao analfabetismo político o voto irresponsável.
                  É necessário portanto portanto educar as pessoas a entenderem os cargos políticos, partidos, propostas dos candidatos e como são votadas as leis por exemplo. A escola neste caso seria um veículo de propagação do conhecimento político, ou seja, o ensino deve-se voltar mais a politizar os jovens-sem juízo de valor.
                  Os meios de comunicação também possuem suas responsabilidades na formação da opinião dos indivíduos. E o que geralmente apresentam são paródias ou sátiras sobre o governo-o que de nada acrescenta na crítica das pessoas. Então o ideal seria ocupar parte do horário político para explicar a própria política e assim informar os cidadãos que podem naturalmente se conscientizar da importância do voto.
                 Portanto a educação e a transformação social do Brasil estão intimamente ligados. Onde somente as pessoas que se preocuparem em conhecer a real importância da política poderão fazer essa transformação.



Típico acidente político quando não se tem um voto consciente

3 comentários:

  1. A eleição do candidato Tiririca só refletiu o que a anos vem se instaurando no Brasil: A Era do Ridículo!

    Pois não é o ridículo o que mais quer se ver? Não é o engraçado o melhor! Mais famoso, mais visto e mais procurado não é quem faz rir as massas jocosas por si mesmas?

    Bem, torçamos e trabalhemos para evitar que o ridículo chegue a ser tema de estudo em nossas instituições de ensino, que ainda nos permitem esperançar-mos-nos minimamente.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente...Inclusive acredito ser importante parte do horario politico servir para educar as pessoas, pois a maioria das pessoas que votam não vão mais a escola, ou seja precisamos de meios alternativos para os votantes de hoje!
    Será que tem como fazer uma campanha enviando e-mails para criarem esta lei(tipo aquelas do avaaz) com isso???

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir